Corretiva
Como o próprio nome diz, ela serve para corrigir uma falha. A manutenção corretiva acontece quando o equipamento já está com alguma peça irregular, apresentando mal funcionamento, e ela precisa ser substituída.
Essa manutenção pode ser necessária em duas situações: quando surge uma falha inesperada, ou então quando é detectada alguma falha que possa levar a algum problema maior futuramente.
Logo, podemos dividir a manutenção corretiva em dois subtipos: a corretiva planejada e a corretiva não planejada.
A manutenção corretiva planejada, nada mais é do que o acompanhamento de uma máquina, com finalidade de corrigir algum erro que virá a aparecer. Tudo aqui é planejado.
A manutenção corretiva não planejada, acontece após a identificação de algum erro ou problema. Esse tipo de manutenção implica em custos altos, em relação a manutenção corretiva planejada.
Porém, a manutenção corretiva pode ser usada também como uma forma eficiente de evitar o retrabalho, afinal, ela diminui o tempo de execução da tarefa e evita quebras de produção inesperadas.
Preventiva
Segundo a NBR-5462, a manutenção preventiva é realizada de modo a agir de forma antecipada, com o objetivo de prevenir falhas e panes nos equipamentos. Assim como evitar paradas não programadas e diminuir (se possível, zerar) risco de acidentes.
É preciso enfatizar que esta é a norma que cuida dos aspectos de confiabilidade e mantenabilidade dos equipamentos.
Por isso, envolve ações de caráter técnico, administrativo e de supervisão com a finalidade de manter ou repor os equipamentos.
Ou seja, consiste na realização de manutenções planejadas em determinados períodos, conforme critérios estabelecidos.
Como exemplo de manutenções programadas podemos apontar os seguintes serviços:
a) Reaperto de parafusos;
b) Inspeções de rolamentos durante a operação;
c) Substituição de peças desgastadas;
d) Lubrificações;
e) Limpezas;
f) Ajustes, dentre outros.








